Sobre a Campanha

Cinco meninas jogam Voleibol em frente a um centro educativo e, no momento seguinte, são assassinadas por um drone Turco. Os crimes de guerra da Turquia no norte e no leste da Síria gritam em injustiça, mas o silêncio internacional grita ainda mais alto.

Em mais de 80 ataques aéreos este ano, até ao momento, a Turquia tem como alvo a população, civis, políticos, forças de segurança, bem como aqueles e aquelas que há alguns anos foram aclamados internacionalmente como heróis na luta contra o chamado Estado Islâmico-comandantes e combatentes das unidades de proteção do povo YPJ e YPG.

Os ataques de drones em Rojava e os inúmeros crimes contra os habitantes das zonas ocupadas pela Turquia só podem ser interrompidos quebrando o silêncio assassino que prevalece sobre eles e apoiando o povo na sua resistência.

Nas montanhas do Norte do Curdistão, ocupadas pela Turquia há quase 100 anos, as forças turcas estão a utilizar armas químicas para expulsar o povo curdo que luta por reconhecimento e por direitos humanos fundamentais. A Turquia traça um rasto de sangue desde a Turquia, passando pelo Curdistão, pela Arménia e até à Líbia.

De todas as formas possíveis, em todos os lugares, temos de expor os crimes da Turquia e perguntar por que razão os Estados e os meios de comunicação ficam calados quando bombas caem sobre escolas ou quando gases tóxicos proibidos internacionalmente são utilizados contra seres humanos?

Com esta campanha, apelamos a um protesto barulhento e criativo que leve a mensagem ao público em todos os lugares: não ficaremos em silêncio quando as pessoas morrerem/ não continuaremos a tolerar o silêncio sobre os crimes de guerra turcos/ o seu silêncio mata – o silêncio sobre os crimes de guerra turcos é assassinato/ mata.

Para além de uma campanha central de hashtag, preparámos várias propostas de formas de acção no nosso website, mas é claro que não existem limites.

Arte, música, ação direta – vamos usar todas as formas de expressão em que possamos pensar para parar o assassinato! e tornemo-nos ativos juntos – contra o silêncio, contra os crimes de guerra da Turquia!

# YourSilenceKills – Parem Com Os Crimes De Guerra Turcos!